Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade

Nossa Política de Sustentabilidade é aplicável a todas as empresas subsidiárias da AES Corp sediadas no Brasil.

NOSSA MISSÃO
Melhorar vidas acelerando um futuro com energia mais segura e limpa.

NOSSO COMPROMISSO
Cientes de que nossas decisões e atividades afetam nossos públicos de relacionamento, assumimos o compromisso de incorporar os princípios e as práticas de sustentabilidade empresarial em nossa cultura e na gestão cotidiana dos negócios da companhia. Tais compromissos estão definidos na Política do Sistema de Gestão para a AES South America, a qual se aplica às empresas AES no Brasil, e detalhados nesta Política de Sustentabilidade por meio de seis pilares estratégicos de atuação:

Desempenho econômico e operacional: Garantir uma sólida estrutura de capital e a otimização de ativos, com excelência técnica operacional das nossas atividades.

Satisfação do cliente: Promover a melhor experiência para os nossos clientes, por meio do fornecimento seguro, sustentável e confiável de soluções de energia.

Impacto Socioambiental: Impactar positivamente as comunidades locais e reduzir o impacto ambiental das nossas operações.

Gestão ética e responsável: Criar um ambiente de desenvolvimento ético, seguro e diverso para os nossos colaboradores e fornecedores.Alocar recursos financeiros de forma a assegurar resultados positivos e perenes para todas as partes respeitando os princípios éticos, buscando a otimização de custos e o aumento de produtividade e receita.

Acessibilidade: Prover amplo e fácil acesso a soluções de energia por meio de tecnologias inovadoras.

Inteligência Energética: Desenvolver soluções que viabilizem o consumo inteligente e eficiente de energia.

Esses compromissos nos inspiram a planejar e tomar decisões de curto, médio e longo prazos, levando em consideração e de forma equilibrada, os aspectos econômicos, ambientais e sociais com comportamentos e práticas a seguir detalhadas:

Meio Ambiente: 
. Atuar com foco na prevenção e controle à poluição e danos ambientais, tendo como prioridade o benefício às comunidades e a proteção ao meio ambiente, aplicando tecnologias, processos e insumos que minimizem os impactos ambientais e incentivem a melhoria contínua, a fim de aprimorar o desempenho ambiental e reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
. Utilizar de forma eficiente e sustentável os recursos naturais, incentivando a adoção de técnicas que visem à proteção e preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, o consumo consciente de água e energia, a eficiência energética, o uso do solo, o reaproveitamento de materiais e a redução de efluentes e resíduos, buscando soluções econômicas e tecnicamente sustentáveis e que reduzem as emissões de gases de efeito estufa;
. Garantir o cumprimento das obrigações de conformidade ambiental, das exigências legais aplicáveis e das normas da companhia;
. Avaliar riscos e oportunidades, estabelecendo metas, buscando a redução de emissões de gases de efeito estufa e participar ativamente de discussões e ações visando a adaptação às mudanças climáticas.

Saúde e Segurança:
. Garantir o cumprimento da legislação aplicável, na operação e manutenção de todas as unidades.
. Desenvolver a cultura de segurança e direcionar as atividades junto a colaboradores e contratados de acordo com os princípios de segurança da companhia:
   . A liderança da companhia deve ser responsável por garantir a segurança de todos os públicos do negócio;
   . A liderança da companhia deve disponibilizar recursos apropriados (humanos e materiais) para garantir que todos os colaboradores tenham meios para trabalhar de forma segura;
   . Cada negócio e seus colaboradores devem atender a todos os requisitos referentes à saúde e segurança no trabalho;
   . Todos os colaboradores devem aderir aos programas e requisitos relacionados à saúde e segurança no trabalho praticados em sua empresa;
   . Todos os contratados da companhia devem aderir aos mesmos padrões de segurança que os colaboradores próprios;
   . A empresa deve, continuamente, se dedicar para melhorar seu desempenho em saúde e segurança no trabalho.
. Promover um ambiente de trabalho pautado pelo respeito aos Direitos Humanos Universais, aos valores e princípios éticos da companhia, considerando a relação com todos os nossos públicos de relacionamento;
. Atuar com foco na prevenção de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais, além de tecnologias e processos que minimizem os riscos e incentivem a melhoria contínua no desempenho das operações, visando à saúde e à segurança de colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades;
. Conscientizar a população sobre a segurança em torno dos reservatórios e ativos da companhia.

LEGISLAÇÃO E COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS
Garantimos o cumprimento da legislação e das normas brasileiras e internacionais aplicáveis, além das políticas e diretrizes da empresa. Contribuímos com o desenvolvimento sustentável da sociedade e do país incluindo em nosso Planejamento Estratégico e na gestão das práticas empresariais as diretrizes representadas pelos seguintes convenções e compromissos voluntários: Pacto Global, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, Declaração Universal de Direitos Humanos, Convenções da Organização Internacional do Trabalho – OIT, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade (Cadastro Empresa Pró-Ética) e Empresa Amiga da Criança. Esses acordos contemplam o nosso compromisso com a erradicação do trabalho infantil em todas as suas formas e do trabalho forçado ou compulsório, o combate à prática de discriminação em todas as suas formas, a valorização da diversidade, a prevenção do assédio moral e do assédio sexual, bem como o respeito à livre associação sindical e direito à negociação coletiva.

COMUNICAÇÃO
Esta Política deverá ser divulgada e disseminada a todos os colaboradores e contratados de todos os níveis hierárquicos, em todas as bases da empresa, e ficará disponível para consulta nos sites das empresas para os públicos de relacionamento.

8 de agosto de 2019.

Ítalo Freitas
Presidente da AES Brasil

Arquivos para download

Política de Sustentabilidade da AES Brasil

Política de Sustentabilidade da AES Tietê

Política de Investimento Social Privado

Todos os negócios de geração da AES Brasil (AES Tietê - geração solar, eólica e hidráulica e AES Uruguaiana - geração termoelétrica) possuem o sistema de gestão ambiental e de saúde e segurança do trabalho (sistema de gestão integrado) implantado de acordo com os requisitos da ISO 14001 e OHSAS 18001. As usinas hidrelétricas da AES Tietê estão certificadas na ISO 14001 e na OHSAS 18001 desde 2011.